youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 18 de outubro de 2024
Piauí

Casos de tuberculose no Piauí aumentam em quase 20% em 2023, alerta Sesapi

Esse número ainda pode crescer, já que o ano epidemiológico de 2023 só se encerra no dia 30 de outubro.


A tuberculose, doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis, segue sendo uma preocupação global, conforme destacado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2023. No Piauí, o cenário reflete essa realidade. Até outubro, foram registrados 955 novos casos da doença no estado, um aumento de quase 20% em relação a 2022, quando 801 diagnósticos foram contabilizados. Esse número ainda pode crescer, já que o ano epidemiológico de 2023 só se encerra no dia 30 de outubro.

Diante desse aumento, a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) tem reforçado a necessidade de mobilização dos municípios para concluir o fechamento oportuno dos casos. Segundo Ivone Venâncio, supervisora do programa de Tuberculose no estado, essa ação é fundamental para melhorar os indicadores de resposta ao tratamento, que atualmente registra cerca de 50% de cura e uma taxa de abandono de 4,7%.

A tuberculose afeta principalmente os pulmões, sendo caracterizada por sintomas como tosse persistente, febre vespertina, sudorese noturna e perda de peso. O tratamento, oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), envolve o uso de antibióticos por um período de seis meses. Contudo, é essencial que o paciente siga o tratamento até o fim para evitar complicações, como o desenvolvimento de resistência bacteriana, que pode tornar a cura mais difícil e prolongada.

O contágio da tuberculose ocorre através do ar, sendo mais comum em pessoas com contato prolongado com indivíduos que têm a forma ativa da doença. Pessoas com sistema imunológico debilitado, como portadores de HIV, são mais suscetíveis ao desenvolvimento da infecção.

Fonte: 180 Graus

Dê sua opinião: