Fiscais do setor da Metrologia do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) identificaram 28 balanças de pesagem irregulares, durante verificação em feiras-livres e mercadinhos da cidade de Piripiri, entre os dias 06 e 11 de outubro.
A fiscalização faz parte do Plano Nacional de Vigilância de Mercado, realizado em parceria com os órgãos delegados em cada estado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
De acordo com o diretor geral do Imepi, Júnior Macedo, as balanças apreendidas não possuem modelo de aprovação e estavam lesando os consumidores.
“Essas balanças são piratas e na hora da pesagem dos produtos acabam mostrando um valor acima do preço real por conta do peso alterado. Por esse motivo, ao se deparar com esse instrumento de medida falsificado, nossos fiscais recolhem o material, autuam os comerciantes envolvidos e recolhem as balanças piratas”, explicou.
Uma balança pode ser considerada falsificada quando as informações estão em língua estrangeira ou o material não conta com o selo de verificação do Inmetro. Durante a vistoria, os fiscais do órgão realizam uma série de testes de pesagem para comprovar se a balança é falsa ou verdadeira.
Em caso de irregularidades, o consumidor pode enviar uma denúncia, tirar dúvidas, fazer uma reclamação ou enviar uma sugestão para o telefone da Ouvidoria do Imepi: (86) 99456-1921 ou por meio do Aplicativo Fala Consumidor, disponível para baixar nas lojas de aplicativos.