youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 14 de outubro de 2025
Piripiri

HRCR realiza primeira CPRE e amplia acesso à saúde especializada no norte do Piauí

O procedimento marca um importante passo para a descentralização dos atendimentos de alta complexidade no estado.



O Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR), em Piripiri, realizou com sucesso a primeira colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), um procedimento que combina endoscopia e radiografia para o diagnóstico e tratamento de doenças das vias biliares e pancreáticas, como cálculos (pedras), estreitamentos, tumores e obstruções.

O procedimento marca um importante passo para a descentralização dos atendimentos de alta complexidade no estado, além de reforçar a capacidade técnica da equipe e o compromisso do HRCR, sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), com apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), com um atendimento cada vez mais resolutivo e humanizado.

“Essa conquista é resultado de um trabalho conjunto e planejado, que tem como foco levar aos municípios do interior procedimentos de alta complexidade que antes estavam restritos à capital”, destaca Edilto Franco, diretor-geral do HRCR. “Seguimos empenhados em fortalecer a rede hospitalar da região e oferecer um atendimento cada vez mais resolutivo e de qualidade”, pontua.

Na CPRE, por meio de um endoscópio, o médico acessa o sistema digestivo até o intestino delgado, onde é injetado um contraste que permite visualizar as estruturas das vias biliares e do pâncreas. Assim, é possível realizar intervenções minimamente invasivas, com recuperação mais rápida e menos riscos ao paciente.

Agora, com o novo procedimento no HRCR, a população da região norte do Piauí passa a contar com diagnóstico e tratamento mais ágeis, sem precisar se deslocar para a capital, Teresina.

“A realização da CPRE demonstra a capacidade técnica do nosso time e o empenho de todos os setores envolvidos”, enfatiza Hersilane Castro, enfermeira e coordenadora do Centro Cirúrgico do HRCR. “Esse é mais um passo importante para tornar o HRCR uma referência em assistência segura, eficiente e humanizada”, complementa.

O trabalho em equipe e a qualificação contínua dos profissionais são os pontos fortes no sucesso do procedimento, segundo avalia o Dr. Vitor Monteiro, médico endoscopista e responsável pelo procedimento. “Parabenizo toda a equipe multiprofissional envolvida e agradeço a confiança da direção do HRCR. Esse é um passo importante para tornar nosso atendimento cada vez mais resolutivo e humanizado, beneficiando toda a população do norte do Piauí”, conclui.

Dê sua opinião: